sábado, 15 de março de 2008

Infertilidade


A infertilidade é uma incapacidade temporária ou permanente em conceber um filho e em levar a termo uma gravidez até ao parto. É um problema comum que ataca homens e mulheres, proveniente de motivos internos ou de contributos inconscientes do ser humano.


Considera-se que existe um problema de infertilidade quando o casal tem relações sexuais, regularmente sem utilizar contracepção durante o período de 1-2 anos, sem que ocorra uma gravidez. No entanto, isso não significa que ela não possa ocorrer naturalmente após esse período ou recorrendo a técnicas específicas, uma vez que a infertilidade total, ou esterilidade, é uma situação rara.


Pode-se classificar dois tipos de infertilidade:


Infertilidade primária – incapacidade fisiológica de uma primeira gravidez


Infertilidade secundária – incapacidade fisiológica de uma segunda ou mais gravidezes



Quais as causas da infertilidade?


No homem os problemas de infertilidade podem estar relacionados com uma produção de espermatozóides de fraca qualidade ou a problemas antigos nos testículos, afectando os espermatozóides.


Na mulher, alguns dos factores que podem levar à infertilidade são a ausência da ovulação ou uma ovulação pouco frequente, o stress acumulado ou disfunções hormonais podem estar na origem do problema.


O útero e as trompas podem ser igualmente um dos motivos de infertilidade. Eventuais tumores nos ovários, bem como a obstrução das trompas são outras das causas de infertilidade. O muco cervical, responsável pela sobrevivência dos espermatozóides, pode não estar nas melhores condições e provocar a morte destes. Após o tratamento e tratando-se de um problema infecção, as probabilidades de engravidar são amplas. Os períodos menstruais longos, dolorosos e irregulares podem revelar uma possível existência de tecido uterino na cavidade cervical.


Deve-se também tomar em consideração que a fertilidade pode ser afectada / diminuída, em termos individuais, por diversos factores, como sejam a alimentação, o estado de saúde geral ou, no caso da mulher, o facto de se estar a amamentar. Existem também diversas doenças que podem provocar a infertilidade. É o caso de diversas infecções sexualmente transmissíveis, como sejam a sífilis, a gonorreia ou a clamídia, caso não sejam tratadas a tempo. Operações cirúrgicas nas quais sejam extraídos ambos os ovários ou o útero à mulher, ou ambos os testículos aos homens provocarão a infertilidade.


A infertilidade pode ter origem na mulher, no homem, ou em ambos. Acredita-se que cerca de um terço dos casos esteja relacionado com factores masculinos, outro terço com factores femininos e que o restante terço esteja relacionado com algum tipo de incompatibilidade biológica que exista entre ambos os elementos do casal.



O que fazer?


Caso um casal esteja a tentar ter filhos e não consiga, é aconselhável que procure ajuda médica ao fim de dois anos, se a mulher tiver menos de 30 anos, e ao fim de um ano se ela já tiver ultrapassado essa idade. Existem actualmente diversas técnicas disponíveis para o tratamento da infertilidade que possibilitam que casais com situações de infertilidade possam ter filhos. No entanto, o primeiro passo a dar é proceder a exames, de modo a determinar as causas desse problema.


É importante que ambos os elementos do casal sejam examinados, de forma a que se possa escolher o tratamento mais adequado à situação. Em cerca de 10% dos casos não é possível determinar as causas da infertilidade. Mesmo nesses casos é ainda possível uma intervenção.



Quais os tratamentos disponíveis?


Alguns dos tratamentos disponíveis são efectuados através da medicação, da cirurgia, ou, então, através de técnicas laboratoriais, como sejam a fertilização in vitro ou a inseminação intra-uterina, entre outras. As taxas de sucesso para estes tratamentos variam de acordo com a técnica utilizada e de acordo com algumas outras condições, tais como a duração da infertilidade anterior ao início do tratamento.

Sem comentários: