sábado, 15 de março de 2008

Fundamentos da Engenharia Genética

Engenharia Genética - é uma área de estudo que permite identificar genes e transferi-los para outros organismos.
Aplicações: estudo de mecanismos de replicação e expressão genética; determinação de sequências de um gene e proteína que ele codifica; desenvolvimento de culturas microbianas capazes de produzir substâncias úteis (ex. insulina humana, vacinas, hormonas de crescimento, enzimas para o uso nas indústrias); realização de testes de paternidade e diagnósticos de doenças genéticas e infecciosas, aperfeiçoamento e rentabilização dos processos de produção de vinho, pão, queijo, iogurte, entre outros, tudo isto são aplicações da Engenharia Genética


Biotecnologia - não existe um conceito específico para esta área da ciência contudo considera-se que são técnicas de manipulação nos seres vivos a tornar este úteis como produtos para o Homem.
Aplicações: algumas aplicações desta ciência são o aproveitamento de micro organismos na produção de queijo, vinho, pão, cerveja. Produção de antibióticos, penincelina.


Vector - transportador de DNA.
Função: Transporte de DNA ou apenas porção dele.


Bacteriofao - é um vírus que parasita em bactéria.
Função: é utilizado como um vector.


Plasmídio - é uma molécula circular que existe em células procariontes (bactérias).
Função: é utilizado como um vector.


Técnicas de rDNA - são técnicas que ajudam nos estudos do DNA (ao princípio esta técnica servia para copiar o DNA para poder ser estudado). Técnica de formação de uma molécula de DNA artificialmente pela combinação de duas ou mais moléculas de DNA de origens diferentes.
Aplicação: obtenção de medicamentes (insulina), factores de cooglação sanguínea para doentes com hemofília, obtenção de hormonas de crescimento, etc.


Enzimas de restrição - são uma endonuclease que reconhece sequências específicas alvo no DNA, e que quebra a dupla cadeia de DNA de forma reprodutível e previsível.
Função: clivar sequências específicas do DNA. Muitas vezes este facto origina fragmentos com extremidades coesivas que permitem a ligação do fragmento a um vector, com a participação do DNA ligase.


Ligases do DNA - é uma enzima que volta a ligar covalentemente as duas cadeias do DNA, depois de estas se terem emparelhado por complementariedade de bases.
Função: estabelecer uma ligação covalente entre nucleótidos adjacentes dos dois fragmentos de DNA (o do dador e o do vector).


Transcriptase reversa - é uma enzima que cataliza a síntese de uma cadeia simples de DNA a partir de uma cadeia de RNAm que funciona como molde.
Função: sintetizar DNA a partir de RNA.


DNA complementar - DNA sintético que é produzido a partir de um RNAm pela acção da transcriptase reversa.
Função: mais tarde este cDNA serve quando misturado com o DNA de uma bactéria, obtendo medicamentos, ou seja, usar o plasmídio transformado na obtenção por exemplo de penincelina.


Biblioteca de cDNA - é o local onde é armazenado o cDNA e é clonado em próprias bactérias ou em bacteriofagos.
Função: guardar e fornecer ambiente propício para o cDNA se manter em perfeitas condições.


Técnicas de PCR - é uma técnica que permite a amplificação de genes in vitro, em oposição à clonagem in vivo, com obtenção de milhões de cópias de DNA.
Função: permite estudar a sequêncuia de genes, estudo forenses, diagnosticar doenças hereditárias e/ou infecciosas e estudar a evolução molecular.


OGM - são organismos geneticamente modificados, no seu genoma são encontrados genes estranhos provenientes de outros organismos, introduzidos artificialmente pela técnica de Engenharia Genética.
Aplicações: através destes organismos a Engenharia Genética obtém vários medicamentos, por exemplo insulina, hormonas de crescimento, tratamento de esclerose múltipla, cancros, problemas de coração, produção de vacinas, etc.

Sem comentários: